Aqui é o Edu Ardanuy e esse artigo vai falar sobre a importância da importância de entender e memorizar as escalas no seu desenvolvimento musical.
Conhecer as escalas e suas digitações em todo o braço da guitarra é fundamental para você saber que notas tocar independente do tom que estiver.
Conhecendo as escalas e suas digitações, você conseguirá potencializar a sua capacidade de criar solos com mais consciência, elevando sua qualidade musical a outro patamar.
Sem conhecer as escalas
Quando você não conhece bem as escalas, você vai sentir dificuldades em combinar notas para criar solos e melodias.
Sem conhecer as escalas não sabemos sequer as notas que compõem uma tonalidade e a todo momento se corre o risco de tocar notas fora do tom.
Muitas vezes você pode até ter habilidade técnica e boa coordenação motora, mas toca sem consciência do que está fazendo.
Ou seja, você consegue tocar os solos dos guitarristas que admira, mas não consegue criar os seus próprios solos. E isso acontece porque você não conhece a escala e fica jogando notas aleatórias na esperança de que elas se encaixem no tom da música.
Na realidade, quando não conhecemos as escalas, não sabemos nem mesmo o conceito do que é o tom da música, porque a tonalidade começa com o aprendizado das escalas.
Um desafio extra para os guitarristas
Outra dificuldade é que hoje em dia há um excesso de informações na nossa cabeça e isso dificulta o nosso aprendizado.
Já aconteceu com você de estudar um assunto qualquer na guitarra e na hora de tocar você não se lembrar e precisar estudar tudo novamente?
Isso é muito comum quando não temos um método apropriado de estudo.
Além disso, existem diversos conteúdos aleatórios na internet, mas sem uma didática adequada. Dessa forma o estudo fica confuso e sem direção, tornando a memorização de escalas um caminho sem fim – e você acaba perdendo tempo com tudo isso.
Muito além de decorar shapes
Então a questão não é se devo aprender ou não as escalas, porque isso é fundamental. A questão é como aprender e extrair o melhor delas!
Seguindo a metodologia que vou apresentar aqui nesse vídeo, mais que conhecer o shape de uma escala, você vai conseguir mapear todo o braço da guitarra. Vai memorizar notas, escalas e acordes de uma forma prática e objetiva, aprendendo a tocar em qualquer tonalidade.
Estratégias para aprender e memorizar as escalas na guitarra
Fica mais fácil entender o braço da guitarra quando entendemos 2 fatores muito importantes:
O primeiro é que as digitações da escala são geométricas e o segundo é que muitas simetrias se repetem ao longo do braço da guitarra.
Então precisamos usar essas repetições ao nosso favor. Isso facilita muito a visualização de notas, acordes, escalas ou arpejos em qualquer tonalidade.
Chamo essa estratégia de “Memorizando Escalas por Geometria e Simetria”.
Funciona para todas as escalas?
Essa é uma forma fácil de aprender e memorizar, e se aplica às escalas que nós mais usamos, como a escala maior (modos gregos), a Pentatônica, Menor Harmônica e Menor Melódica.
Quando exploramos a geometria e simetria conseguimos conectar as várias regiões do braço da guitarra, facilitando a nossa compreensão e a memorização.
Com essa metodologia até mesmo um guitarrista iniciante seria capaz de tocar a mesma escala em toda extensão do braço da guitarra.
E quando entendemos essa lógica as digitações se tornam muito mais intuitivas e, consequentemente facilitam muito a localização das notas pelo braço da guitarra.
Memorizando Escalas
Essa forma de abordar a memorização de escalas é uma metodologia que tem funcionado para muitos guitarristas, e se você sente dificuldades nesse aspecto, tenho certeza que vai te ajudar também.
Então, eu criei o “Memorizando Escalas”.
Essa é uma metodologia em que eu uso conceitos de “Geometria e Simetria” para potencializar o aprendizado e memorização das escalas.
Escala Maior (Modos Gregos)
O primeiro módulo, que é inteiramente dedicado à escala maior (modos gregos) e como podemos mapear essa escala.
Nele eu apresento a anatomia do braço da guitarra, assim como a digitação correta e as primeiras dicas de memorização.
Escala Pentatônica
O segundo módulo é inteiramente dedicado à escala pentatônica, uma das escalas mais populares entre os guitarristas e que está sempre presente no fraseado dos guitarristas.
Escala Menor Harmônica e Menor Melódica
No terceiro e quarto módulos você encontra as escalas menor melódica e menor harmônica. Essas escalas tem uma sonoridade muito bonita e acho que são um diferencial no fraseado dos guitarristas.
Tablaturas para as aulas
Todas as aulas vêm acompanhadas com tablaturas e, além da memorização, que é o foco desse curso, eu também dou orientações sobre o uso do metrônomo e das figuras rítmicas.
Sendo assim, mais do que um curso de memorização de escalas você também vai receber orientação rítmica, intervalos, localização de notas, sistema 5 (CAGED) sobre acordes, modos gregos, pentatônicas, e escalas menor harmônica e menor melódica.
O foco não é apenas decorar, mas entender o braço da guitarra, e dessa forma você vai conseguir localizar notas e digitar acordes e escalas com muito mais confiança e precisão.
Improvisando sobre Modos Gregos
Ao fazer a sua inscrição você também recebe acesso à minha videoaula “Improvisando sobre modos gregos”. Nesse material eu ensino e dou dicas de como improvisar solos explorando o melhor das sonoridades de cada modo.
Ou seja, ao se inscrever em um, você receberá o acesso aos 2 cursos.
No primeiro você vai entender e desenvolver a habilidade com as escalas, e no segundo você terá uma estratégia extra para criar as suas próprias frases.
Para conhecer esse método acesse o botão abaixo