Hoje falaremos sobre alguns arpejos convenientes para intenção mixolídio. Usaremos o acorde de A na função mixolídio como exemplo.
O acorde de A sendo mixolídio, estará no V grau do Campo Harmônico (tonalidade de D). Observe o Campo Harmônico de D: D7+, Em7, F#m7, G7+, A7, Bm7 e C#m7(5b).
Os melhores arpejos são: A7, C#m7(5b), Em7 e G7+.
Escrevi três licks com uma forma sistemática, fragmentando quatro notas de cada arpejo para construir frases. Para melhor visualização, eu cifrei sobre a partitura os arpejos usados. Toque os três licks sobre A, podendo também, acrescentar suas dissonâncias: 7, (2) 9, (4) 11 e (6) 13.
Estude a respeito e até a próxima!!!
Sobre o “improvisando em mixolídio”
Esse artigo é um resgate de quando fui colunista em algumas revistas de guitarra: Guitar Class, Guitar Player, Cover Guitarra, Toque pra quem toca e outras. Para você acessar tudo o que já digitalizei, acesse “Modos Gregos“.
Para receber em primeira mão as próximas matérias, é só Cadastrar seu e-mail (gratuitamente).
Tablaturas no modo mixolídio
Dificuldade em entender e aplicar as escalas na prática é muito comum entre nós, guitarristas. Pensando nisso eu desenvolvi um método focado em estratégicas para você conseguir mapear os modos gregos, pentatônica e também as escalas menor harmônica e menor melódica em todo o braço da guitarra.
Para conhecer, acesse: Memorizando Escalas
Leia também o artigo: Por que e como aprender as escalas?
Muitos dos alunos que chegam para fazer aulas comigo entendem bem a teoria, mas na hora de improvisar e crias seus solos sentem-se completamente perdidos e com dificuldade de criar solos.
Isso é muito comum de acontecer e foi pensando nisso que criei o “Improvisando Sem Mistérios“, um método online onde vamos, passo a passo, desenvolver a improvisação do básico ao avançado.