Nesta edição, estudaremos o modo eólio, além de uma breve análise dos modos gregos em geral. Os modos, dentro de uma mesma tonalidade, são gerados pelas inversões do primeiro grau da escala. Vamos tomar como exemplo a nota C:
Desta forma, você pode considerar que C jônio é a mesma escala de Dm dórico, Em frígio, F lídio, G mixolídio, Am eólio ou B° lócrio. Mas para termos um bom entendimento sobre o assunto, é necessário analisar cada modo individualmente, seus intervalos e campo harmônico. Voltando à pauta de hoje, vamos ver as melhores opções para Am eólio:
Intervalos: T, 2, 3b, 4, 5, 6b e 7.
Campo harmônico:
Acesse o artigo: Como aprender as escalas na guitarra?
Acordes: Am dissonâncias 7, 9, 4 (11) e 6 (13b).
Pentatônicas: Am (blues) e Em (blues)
Tríades: Am, C e G.
Arpejos: Am7, C7+, Em7 e Gsus (que é, na minha opinião, uma opção melhor que G7)
Também é bom lembrar que o modo eólio é considerado a escala menor natural, e que a diferença entre o modo eólio e o dórico – assunto que estudamos nas últimas colunas) é a sexta.
Dórico: T, 2, 3b, 4, 5, 6b e 7.
Eólio: T, 2, 3b, 4, 5, 6b e 7.
Toque os três licks sugeridos e tente desenvolver outros.
Licks no modo eólio
Tudo o que estou falando aqui nesse artigo sobre o modo eólio pode parecer confuso se você ainda não conhece bem sobre modos gregos.
Para você, que deseja desenvolver e aperfeiçoar seus conhecimentos em improvisação, onde abordo ao extremo todos os modos gregos, acesse o Improvisando Sem Mistérios, meu método online de improvisação.
Você sente dificuldade em entender as escalas? Se a sua resposta for positiva, não se preocupe. Essa dificuldade é muito comum entre os guitarristas.
Pensando nisso eu desenvolvi um método 100% focado no aprendizado e Memorização das Escalas. Nele ensino estratégias para você mapear os modos gregos e outras escalas indispensáveis para qualquer guitarrista. Conheça o Memorizando Escalas.
Estudem bastante e confira as demais colunas digitalizadas aqui no meu site.
Sobre essa aula de arpejos no modo eólio
Esse artigo é um resgate de quando fui colunista em algumas revistas de guitarra. Para você acessar tudo o que já digitalizei, acesse “Modos Gregos para guitarra“.
Para receber em primeira mão as próximas matérias, é só Cadastrar aqui (gratuitamente).